Atualmente o grupo atua no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB , sendo constituído por  pesquisadores doutores, doutorandos, mestrandos e graduandos . Em ordem alfabética (por categorias):






 

Coordenação: 

 

Sivaldo Pereira da Silva  – Professor da Faculdade de Comunicação (FAC) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). PhD em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral na University of Washington (EUA). Mestre em Comunicação pela UFBA. Possui pós-doutorado no Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD), Poscom-UFBa. Produção e pesquisa nas áreas de comunicação e democracia; democracia digital; transparência e privacidade; comunicação pública e opinião pública; políticas de comunicação;  jornalismo de dados;  políticas e regulação de inteligência artificial; governança algoritmica e Filosofia da Tecnologia. Foi pesquisador visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); consultor ad hoc da Unesco para aplicação de indicadores de desenvolvimento da mídia no Brasil e estudo sobre universalização da Internet.  Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Também desenvolveu trabalhos de consultoria junto a outras organizações governamentais e não-governamentais na área de democracia digital, direitos humanos e mídia e políticas públicas.

 


Doutorado:

Ana Thereza Nogueira Soares –  Doutoranda na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília – UnB. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2003), Especialista em Informação Internacional pela Universidad Complutense de Madrid (2001) e Bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas (1997). Realizou estágio doutoral no Lateinamerika Institut (LAI) da Freie Universität Berlin (FUB) (2011/2012), como parte de seu projeto de estudos junto ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ (2008/2014). Atuou por mais de dez anos no ensino superior privado como docente e pesquisadora, tendo lecionado disciplinas relacionadas às áreas de Comunicação Organizacional, Metodologia de Pesquisa, Política e Mídia, Organizações e Movimentos Sociais, Teoria da Comunicação e Teoria Sociológica. Integrou, na PUC Minas, o Colegiado de Coordenação Didática do curso de Comunicação Social – Gestão da Comunicação Integrada (2008-2010). Possui experiência em ensino, pesquisa e consultoria em comunicação organizacional, com ênfase para a comunicação em movimentos e organizações da sociedade civil. Pesquisa, atualmente, epistemologia e teoria da comunicação em contextos organizacionais.


Daniel Jorge Teixeira Cesar – Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília na linha de pesquisa Poder e Processos Comunicacionais, com foco em pesquisa sobre regulação de mídias sociais e governança da Internet. Graduado em Sociologia e Antropologia pela Universidade de Brasília, possui mestrado em Sociologia pela mesma instituição. Pesquisador da área de sociologia da ciência e da tecnologia, estuda pirataria e compartilhamento de arquivos, questões referentes ao direito autoral e de fenômenos relacionados às comunicações mediadas por computador e Internet.

 


Ébida Rosa dos Santos – Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) com período sanduíche na Brunel University, em Londres. Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  É bolsista Santander/MIT para o curso Leading Digital Transformation. Pesquisa qualidade no jornalismo, política e tecnologia. Integra o Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP) e também o Centro de Estudos em Tecnologia e Política (CTPOL), vinculados à Universidade de Brasília. É professora de comunicação, tendo atuado em instituições como Instituto Brasiliense de Direito Público, Universidade Estácio de Sá e como substituta da Faculdade de Comunicação/UnB. Já atuou com assessoria de imprensa para órgãos públicos e privados. Atualmente trabalha com consultoria de comunicação.

 


Leon  Rabelo  – Doutorando em Comunicação pela Universidade de Brasília, linha de pesquisa Teorias e  Tecnologias da Comunicação. É mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás,  na linha de Comunicação e Cidadania (2010). Possui graduação em Música pelo Centro  Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (1996). Atuou como produtor  cultural, tradutor e consultor em projetos de intercâmbio internacional, em questões  ligadas à cultura e desenvolvimento sustentável. Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado sobre Dados Abertos no Poder Legislativo.

 


Mestrado/Graduação:

Edson Andrade da Silva Júnior – Bacharel em Comunicação Institucional e Relações Públicas pelo Centro Universitário IESB. Tem como foco pesquisas sobre internet, privacidade de dados e desinformação. Com uso de software livre, como o Gephi, realiza extração, tratamento e análise de dados com diferentes temas. Na esfera corporativa já trabalhou em várias agências de comunicação, e criou o produto Monitor Fake News, comercializado pela agência FSB Comunicação.

 

 


Eloange Bittencourt Emediato – Pós graduada em neurociência pela Universidade Federal de Minas Gerais é jornalista pesquisadora graduada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Foi repórter do Jornal Correio Braziliense e Rede TV Nacional. Atualmente é servidora técnica da Câmara dos Deputados prestando consultoria de comunicação social para o parlamentar Miguel Lombardi (SP/PL). Atua também na cobertura das Comissões permanentes, de Ciência e Tecnologia, Saúde, Seguridade Social e Relações Internacionais. Tem certificado de inglês pela Oxford House College de Londres, Inglaterra e é pesquisadora na área de linguagem científica, digital e inteligência artificial. É autora do blog: Poder-Comunicação-Ciência: http://podercomunicacaociencia.blogspot.com/?m=1

 


Gabriella da Costa – Mestranda em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharel em Comunicação Organizacional, na Universidade de Brasília (UnB). Integra o Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD) e o Centro de Estudos em Tecnologia e Política (CTPOL). Pesquisa democracia digital, inteligência artificial, transparência e dados abertos. Já trabalhou como consultora em órgãos do Governo Federal como os ministérios da Saúde, Meio Ambiente e Integração Nacional. E também prestou serviços para ONG’s e Organismos Internacionais.

 


Marcela Rocha de Sá – Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2010) e MBA em Mídias Digitais pelo IPOG. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídias Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: governo, participação social, administração pública.

 


Mariah Sampaio Luciano Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília, possui graduação em Ciência Política pela mesma instituição (2016). Com foco profissional na comunicação institucional e política, a produção acadêmica é voltada para o debate sobre política e internet, principalmente sobre privacidade e a Lei de Proteção de Dados Pessoais. A pesquisadora do Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política possui experiência na área de Relações Governamentais, com ênfase no Poder Executivo. Atualmente é Assessora Institucional do Deputado Distrital Leandro Grass.

 


Pedro Ivo – Pesquisador e publicitário de formação destina atualmente seu trabalho à pesquisa em Comunicação Mediada por Computador (CMC), apropriando-se de técnicas e softwares de produção e tratamento de base dados (SPSS) e programação em Python e R para produção de conhecimento. No Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política (CTPol), dentre os objetos de estudo vigentes, busca ater-se ao escopo comunicacional das políticas e propostas de regulação para a Inteligência Artificial e Robótica, sobretudo, aos aspectos filosóficos e políticos do debate acerca dos robôs sociais que atuam ostensivamente sobre a rede mundial de computadores e se consubstancia em diferentes instâncias e formas de governo.

 


 

Graduação em andamento

 

Amanda Xavier – graduação em Ciência Política pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) em andamento.

 

 

 


Eduardo Rodrigues – graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasilia (UnB) em andamento.

 

 

 


Nicole Mattiello – graduação em Comunicação Organizacional  pela Universidade de Brasília em andamento.