Atualmente o grupo atua no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB , sendo constituído por  pesquisadores doutores, doutorandos, mestrandos e graduandos . Em ordem alfabética (por categorias):






 

Coordenação: 

 

Sivaldo Pereira da Silva  – Professor da Faculdade de Comunicação (FAC) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). PhD em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral na University of Washington (EUA). Cientista de Dados com experiência em R e Python com especialidade na análise e reuso de Dados Abertos governamentais. Produção e pesquisa nas áreas de comunicação e democracia; democracia digital; opinião pública e internet; jornalismo de dados e política; políticas públicas de comunicação; regulação da comunicação digital, com foco em governança algorítmica e Inteligência Artificial. Foi pesquisador visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); consultor ad hoc da UNESCO em estudos sobre indicadores de desenvolvimento da mídia no Brasil e aplicação de indicadores de universalização da Internet. Foi professor visitante na Technische Universität Dortmund (Alemanha), onde desenvolveu segunda pesquisa de pós-doutorado. É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Atualmente, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (PPGCOM-UnB) e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica).

 


Doutorado:

(em ordem alfabética)

 

Ébida Rosa dos Santos – Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) com período sanduíche na Brunel University, em Londres. Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  É bolsista Santander/MIT para o curso Leading Digital Transformation. Pesquisa qualidade no jornalismo, política e tecnologia. Integra o Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP) e também o Centro de Estudos em Tecnologia e Política (CTPOL), vinculados à Universidade de Brasília. É professora de comunicação, tendo atuado em instituições como Instituto Brasiliense de Direito Público, Universidade Estácio de Sá e como substituta da Faculdade de Comunicação/UnB. Já atuou com assessoria de imprensa para órgãos públicos e privados. Atualmente trabalha com consultoria de comunicação.


Daniel Jorge Teixeira Cesar – Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília na linha de pesquisa Poder e Processos Comunicacionais, com foco em pesquisa sobre regulação de mídias sociais e governança da Internet. Graduado em Sociologia e Antropologia pela Universidade de Brasília, possui mestrado em Sociologia pela mesma instituição. Pesquisador da área de sociologia da ciência e da tecnologia, estuda pirataria e compartilhamento de arquivos, questões referentes ao direito autoral e de fenômenos relacionados às comunicações mediadas por computador e Internet.

 


Karen Fontenele –  Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília na linha de pesquisa Poder e Processos Comunicacionais, é Mestre em Comunicação e Sociedade pela mesma instituição. Especialista em Gestão Pública, Bacharel em Comunicação Organizacional pela Universidade de Brasília (UnB) e em Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). É Assessora-Chefe de Comunicação Social e Cerimonial Substituta do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). Atuou como Analista de Marketing na Telebras. Presidente da Comissão de Participação Institucional Feminina da Justiça Eleitoral do Distrito Federal e Pesquisadora do Grupo Gênero, Comunicação e Sociabilidade da Universidade de Brasília (UnB). Atualmente desenvolve pesquisas sobre comunicação e teletrabalho, estudos de gênero em comunicação e internet e sociedade.

 


Leon  Rabelo  – Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília, linha de pesquisa Teorias e  Tecnologias da Comunicação. É mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás,  na linha de Comunicação e Cidadania (2010). Possui graduação em Música pelo Centro  Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (1996). Atuou como produtor  cultural, tradutor e consultor em projetos de intercâmbio internacional, em questões  ligadas à cultura e desenvolvimento sustentável. Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado sobre Dados Abertos no Poder Legislativo.

 


Mariah Sampaio Luciano Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília, possui graduação em Ciência Política pela mesma instituição (2016). Com foco profissional na comunicação institucional e política, a produção acadêmica é voltada para o debate sobre política e internet, principalmente sobre privacidade e a Lei de Proteção de Dados Pessoais. A pesquisadora do Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política possui experiência na área de Relações Governamentais, com ênfase no Poder Executivo. Atualmente é Assessora Institucional do Deputado Distrital Leandro Grass.

 


 

Mestrado:

(em ordem alfabética)

 

Aline Soares da Silva – Mestranda no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Poder e Processos Comunicacionais. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Paulista (2021). Pesquisa em andamento sobre Desinformação, notadamente no que diz respeito ao processo eleitoral. Formada em Ciência de Dados pela Digital House.

 

 

 


Naiara Marques Albuquerque- Formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade de Brasília, mestre em Comunicação Institucional e Política pela Universidade de Sevilha, na Espanha, com especialização em comunicação política e propaganda. Durante os cursos de graduação e pós, realizou pesquisas na área de mídia e política, observando mudanças relativas à propriedade, à utilização e ao consumo de informação através de meios de comunicação de massa – destacadamente, veículos de radiodifusão e internet. Atua em consultoria política e assessoria parlamentar, com foco no monitoramento e estudo das atividades dos Poderes Legislativo e Executivo nacionais.

 


Nicole Guimarães – Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Poder e Processos Comunicacionais. Pesquisa comunicação das instituições públicas, comunicação pública das informações econômico-financeiras, democracia digital e transparência. É servidora pública federal desde 2014, tendo atuado, além de outros trabalhos, no processo de criação do Pix, o pagamento instantâneo brasileiro.

 

 


Pedro Ivo – Pesquisador e publicitário de formação destina atualmente seu trabalho à pesquisa em Comunicação Mediada por Computador (CMC), apropriando-se de técnicas e softwares de produção e tratamento de base dados (SPSS) e programação em Python e R para produção de conhecimento. No Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política (CTPol), dentre os objetos de estudo vigentes, busca ater-se ao escopo comunicacional das políticas e propostas de regulação para a Inteligência Artificial e Robótica, sobretudo, aos aspectos filosóficos e políticos do debate acerca dos robôs sociais que atuam ostensivamente sobre a rede mundial de computadores e se consubstancia em diferentes instâncias e formas de governo.

 


 

Graduação/ especialização

Amanda Xavier – graduação em Ciência Política pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) em andamento.

 

 

 


Eloange Bittencourt Emediato – Pós graduada em neurociência pela Universidade Federal de Minas Gerais é jornalista pesquisadora graduada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Foi repórter do Jornal Correio Braziliense e Rede TV Nacional. Atualmente é servidora técnica da Câmara dos Deputados prestando consultoria de comunicação social para o parlamentar Miguel Lombardi (SP/PL). Atua também na cobertura das Comissões permanentes, de Ciência e Tecnologia, Saúde, Seguridade Social e Relações Internacionais. Tem certificado de inglês pela Oxford House College de Londres, Inglaterra e é pesquisadora na área de linguagem científica, digital e inteligência artificial. É autora do blog: Poder-Comunicação-Ciência: http://podercomunicacaociencia.blogspot.com/?m=1

 


Edson Andrade da Silva Júnior – Bacharel em Comunicação Institucional e Relações Públicas pelo Centro Universitário IESB. Tem como foco pesquisas sobre internet, privacidade de dados e desinformação. Com uso de software livre, como o Gephi, realiza extração, tratamento e análise de dados com diferentes temas. Na esfera corporativa já trabalhou em várias agências de comunicação, e criou o produto Monitor Fake News, comercializado pela agência FSB Comunicação.