O CTPol iniciou suas atividades em 2016 e foi oficialmente registrado em 2017, vinculado à Faculdade de Comunicação e ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB). Tem como pilares e escopo de investigação e ações a triangulação sobre Comunicação, Tecnologia e Política.  A partir deste deste campo maior,  o Centro desenvolve quatro linhas de pesquisa em sua estrutura organizativa, três destas voltadas para dimensões específicas da interseção entre política e o ambiente digital e uma última com foco no desenvolvimento de soluções e ferramentas.

1) Democracia Digital-  trata do conjunto de estudos sobre a criação, uso e análise de ferramentas e sistemas digitais que  versam sobre práticas democráticas, instituições e cidadãos. Abarca temas como  transparência digital e dados abertos; participação política online; protestos online e sistema político; eleições e internet; opinião pública e instituições  etc.

2) E-Politica  – trata do conjunto de estudos sobre como  o campo  mais amplo da política se relaciona com fenômeno digital, seus artefatos e sistemas. Isso abrange temas como cyberwar, filosofia da técnica e da tecnologia; comunicação política e internet;  algoritmos, cultura e política; diplomacia digital etc.

3) Políticas Públicas e Regulação da Comunicação Digital – abarca o campo de estudos normativos e empíricos sobre ações, programas, diretrizes, processos e estruturas que buscam atuar, regular ou gerenciar o ambiente digital através de diversas abordagens e recortes (regional, nacional, multilateral, multissetorial, transnacional etc) que envolvem  diferentes players (Estado, organizações civis, corporações etc). Temas como marcos regulatórios e direitos individuais e coletivos na Internet; Políticas de privacidade e proteção de dados pessoais;  regulação de algoritmos; políticas de inclusão digital; neutralidade de rede; infraestrutura de acesso  etc.).

4) Inteligência artificial, Poder e Aplicações– trata de uma dimensão prática que envolve pesquisa, testes, treinamento e desenvolvimento de ferramentas,  códigos e soluções práticas e livres que podem ser úteis para pesquisadores, organizações e cidadãos no campo da comunicação e política.