Publicações (livros,  capítulos de livros, artigos, relatórios, ensaios, papers etc.) que tratam de pesquisas desenvolvidas direta ou indiretamente pelas atividades do CTPol ou estudos relacionadas à produção de membros do Centro. Todas as referências abaixo listadas podem ser acessadas clicando nos respectivos títulos:








Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits

(2019) O artigo trata dos processos de comunicação digital e de datificação da vida observando como a noção de tempo é tratada pela emergente economia baseada em dados. O objetivo é desenvolver uma análise conceitual e teórica sobre este problema, buscando contribuir para uma melhor compreensão de seu funcionamento. O estudo propõe três principais eixos analíticos que estão no coração da indústria de dados e que envolvem a chamada racionalização do tempo: (a) a datificação do tempo como commodity: (b) a positivação do tempo como mercadoria e; (b) a projeção do tempo como bem-de-capital. A partir de uma abordagem descritiva e analítica, o estudo buscou evidenciar as principais características destas dimensões, situando-as como fenômenos concretos e estruturantes que tendem hoje a se expandir em todas as direções da atividade humana como vetores típicos dos novos movimentos econômicos deste século.




Democracia Digital, comunicação política e redes: teoria e prática

(2016) Organizado por Sivaldo Pereira da Silva, Rachel Bragatto e Rafael Sampaio o livro é uma coletânea que reúne especialistas em Democracia Digital de diversas áreas (comunicação,administração, ciência política, sociologia etc.) para discutir questões conceituais e práticas que envolvem este campo. Temas como participação política e Internet, mídias sociais e engajamento político, cidadania online, transparência digital, consultas públicas e accountability são algumas das principais abordagens que constituem a obra. Foi uma publicação do projeto Laboratório Cultura Digital (UFPR) com apoio do Ministério da Cultura.




Cultura Digital, internet e apropriações políticas: experiências, desafios e horizontes

(2017) Organizado por João Paulo Mehl e Sivaldo Pereira da Silva, a obra traz contribuições de uma rede de pesquisadores, ativistas e especialistas que lidam com a relação entre cultura digital e política. A obra está dividida em duas partes: (a)  estudos acadêmicos que tratam de temas como cidades inteligentes, algoritmos, diplomacia digital, gestão de TI e design interativo e (b) uma segunda parte com ensaios com análises de fenômenos ou relatos de experiências sobre a relação entre cultura, internet e apropriações políticas. Reúne diferentes expertises que olham para um mesmo horizonte, trazendo uma discussão que pode ser útil  para gestores, estudiosos e organizações que lidam hoje com o desafio de se pensar a cultura digital e seus desdobramentos políticos a partir de uma perspectiva colaborativa, libertária e crítica. Esta foi a segunda publicação  resultante do projeto Laboratório Cultura Digital (UFPR) com apoio do Ministério da Cultura.



Comunicação digital, ação coletiva e engajamento político: impactos e tendências para as organizações civis do século XXI

(2018) De autoria de Sivaldo Pereira da Silva, este artigo aborda como a comunicação digital tem repercutido na dinâmica das ações coletivas e no modus operandi das organizações civis. Em um cenário de tendência à ubiquidade comunicativa e à configuração de novas arenas, expertise se recursos para o confronto político, aponta-se para mudanças relevantes na forma de engajamento político e, consequentemente, nos padrões do associativismo contemporâneo, que está se redesenhando para sobreviver a um contexto de novos recursos, caracterizado por complexas estruturas de intermediação.



Medios sociales y la diplomacia pública digital brasileiia: Un análisis sobre el uso de Twitter por ltamaraty durante el proceso de juicio político del Gobierno de Dilma Rousseff

(2018) Capítulo del libro “Diplomacia pública digital: el contexto ibero-americano” publicado en español. Los autores, Vivian Perón y Sivaldo Pereira da Silva discuten cómo el Estado brasileño ha utilizado internet para ejercer su política de diplomacia pública. Específicamente, la investigación pretende analizar el desempeno de la diplomacia pública digital del país en cuanto ai uso de Twitter por el Ministerio de Relaciones Exteriores de Brasil (Itamaraty). Además de la caracterización de naturaleza más descriptiva, el estudio también pretende verificar el grado de consolidación de las directrices de la diplomacia pública digital brasilefía como una política de Estado.El libro fue editado por Daniel Aguirre, Matthias Erlandsen, Miguel Ángel López.



Direito à Privacidade e a regulação da comunicação digital no Brasil, EUA e União Europeia

(2015) Este artigo, de autoria de Sivaldo Pereira da Silva,  analisa o cenário regulatório da comunicação digital e suas repercussões na concepção do direito à privacidade. O objetivo é desenvolver um quadro analítico-comparativo sobre o tema no âmbito das políticas de comunicação. Primeiramente, discute-se a configuração conceitual da privacidade enquanto direito e seus subsequentes horizontes frente ao fenômeno das tecnologias digitais. Em seguida, observa-se o corrente quadro regulatório em três âmbitos geopolíticos: Brasil, EUA e União Europeia.



Políticas de acesso à Internet no Brasil: indicadores, características e obstáculos

(2015) Artigo publicado na revista Cadernos Adanauer, em dossiê sobre Internet e Sociedade, em comemoração aos 20 anos da Internet. O autor, Sivaldo Pereira da Silva, Analisa o cenário de acesso à Internet no Brasil, apresentando números, apontando os principais indicadores neste campo,capazes de traçar  um perfil do uso e dimensionar o nível de exclusão digital no país. Leva este quadro para o campo das políticas públicas, observando o papel do Estado,identificando concepções de fundo como a ideia de “universalização” e os gargalos que dificultam o acesso universal à Internet no Brasil.



Mediações no YouTube e o caso ‘Ocupação do Complexo do Alemão’: características   e dinâmica de uso

(2015) Sivaldo Pereira da Silva e Pedro Mundim analisam neste artigo as postagens de vídeos no YouTube relacionados a ocupação do Complexo do Alemão na cidade do Rio de Janeiro em 2010. O objetivo do trabalho, publicado na Revista Intercom, foi identificar as principais características da apropriação que usuários fizeram do YouTube tomando como estudo este evento de grande visibilidade pública. Foram estudadas diversas características dos vídeos publicados sobre o tema e aplicadas análises quanti-quali.



Caminhos para a universalização da internet banda larga experiências internacionais  e desafios brasileiros

(2012) Estudo publicado pelo Intervozes com apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br),  organizado por Sivaldo Pereira da Silva e Antônio Biondi. Traz, em sua primeira parte, um conjunto de estudos de diversos autores abordando experiências de políticas públicas que envolvem a universalização da banda larga e algumas dimensões da apropriação social.  Na segunda parte, o livro também traz um conjunto de  doze entrevistas com especialistas, gestores e pesquisadores compondo um interessante leque de opiniões sobre o tema.